ENTREVISTA COM: JORGE AFONSO GUITAR E VOCAL DO EL TOUCHE 77


COM: JORGE AFONSO guitarra e vocal do el touche77

1 - GRANDE AMIGO JORGE AFONSO COMO ESTÁS?

Na correria de sempre, mais tudo bem.

2 - FALE SOBRE A TV PUNK MANO.

Ah, legal man. Era um sonho de consumo que agora estar se concretizando aos poucos, um espaço reservado para por o que vejo,ouço e falo,é um novo zine meu só que em forma virtual mesmo, nada que denigra a imagem de um bom e velho zine de papel.A proposta inicial era por vídeos de bandas do underground, daí vieram entrevistas, releases de bandas, demo para baixar e uma porrada de ideias.Todos Vocês Punk (TV PUNK). Ainda estar no começo, mais sempre deixarei documentados lá tudo que ando ouvindo e pensando, uma forma nova para mim de divulgar e libertar meus pensamentos atraves do blog. E com certeza divulgar bandas e o movimento punk entre si. Todos Vocês Punk!

3 - COMO FOI O INÍCIO DO EL TOUCHE 77?

Bem, no começo foi tudo bem, letras, músicas feitas na escadaria de um morro. Amigos, e uma paixão em comum o som punk. Aquela rotina de sempre, unstrabalhando, outros só estudando e vagabundando. Antes eu já estava parado, mais depois de um show do Replicantes no Recife em fevereiro de 2005, junto como cd do 88 Não! "Quanta Cerveja", foi o marco inícial para a banda. Tínhamos em comum o som punk, ouviamos bandas como Rasta Knast, Flicts, Garotos Podres e atémesmo o Vírus 27, de quando tocavamos "caminhos incertos", mais apesar do som, não somos e nunca fomos nacionalista ou alguma banda racistas, tanto que anossa primeira demo se chamava "nossas vidas é anarquizar", e a música do Vírus simplismente era por uma letra que valia por todos na banda, mais nada que chegou a influênciar diretamente, só no som, na forma simples de se tocar punk. Tínhamos a caracteristicas de não tocar hardcore como maioria dasbandas da região e isso foi um marco para banda que começou tocando em uma cidade vizinha, depois em nossa sua cidade, e outras. A banda tem um grande pública quesempre o acompanha, uma turma de bandas, amigos e tiétes. Única coisa dificil ara a banda era a locomoção para ir tocar em gigs de outros estados, váriosconvites foram deixados de lado por falta de condições para viajar, no resto o el touche 77 sempre estava tocando no bar da esquina a um festival por aí a fora.!

4 - A CENA PUNK DE PERNAMBUCO COMO ANDAS?

Vou tentar falar das duas cenas das cidades. A cena aqui mudou um pouco, em 2005 agente andava com os anarcopunks que até hoje em dia repudia os streets, e o engraçadoque sempre ouvia Cock Sparrer, The Business, Cockney Rejects e Oxymoron. Eu era muito criticado por ouvir essas bandas, mais nunca falava em Punk and SKins! Mais tentei levar isso na normalidade por muitos anos. Até que em 2008 tudo havia mudado. Os Skins do recife estavam em maioria enquanto os anarcospunx se dividiam, tudo tinha viradocinzas até que um ex membro dos skin (um oi) fica maias rebelde e deixa de andar com eles e daí os punk voltam aos poucos, mais sem reuniões. Como já existiam muita coisa emcomum, indo aos mesmos shows, acabaram em paz, mais sem muita união, só alguns bebendo juntos, coisa que a anos atrás não era aceitavel. Hoje os manos continuam a dá os rolépelas ruas históricas do recife em harmonia com os skins e outras tribos. Também a um tempo atrás, tava muito a onda dos Raw Punx que aterrorizava a cidade, com roubos, espacamentos e visuais extremos, mais isso só foi uma fase, acabou até em prisão e morte. (Um abraço pros meus amigosx raw punx do Df, como dizia minha amiga Valeria," o movimento punk em cada cidade é diferente da sua". Sempre tem shows na cidade, e tem uma turma legal que ouvi hardcore, powerviolence, grindcore e até uns reggae. Sempre estãonos shows e isso é muito bom, pois além do movimento punk existe outras tribos em harmonia. Em 2005 atuamos no desfile militar de 7 de setembro, anando entre os soldados e baguçamndo o coreto, cerca de 11 de nós foram presos. E no protesto contra o aumento da passagem de ônibus em que a cenas aparecem no clipe "confusão total". Já aqui em Goiânia esta meio devagar, o pessoal se encontra mais em shows para ver as bandas, mais nada de que se tenha um movimento forte. Existe um movimento forte anarquista a COB.

5 - QUAL FOI O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O MOVIMENTO PUNK?

Acredito que foi em meados de 2001, na cidade de anapolis, estava sentado na calçada enquanto andava de skate e daí um cara aparece com um visual meio diferente para mim, era o Mayzena, começamos a conversar e depois a andar juntos. Foi aí que comecei a por uns visual (pois a atitude eu já tinha.. eheheh), e saindo de rolé nas ruas já com os spikes.Confesso que ouvia umas bandinhas for fun como dogwood, slick shoes, dynamite boy, green day,... Mais isso foi bom, tempos bons, até conhecer o cicatriz um punk lá de Curitiba que mostra então Calibre 12, Replicantes,... Aí começa a gerar o ideal mais radical, daí quando entra o choconhaque e saíamos bebendo e arrumando confusões. Já estavamos em um grupo grandeque já começava a aterrorizar a cidade e deixar um rastro de anarquia e caos, tivemos muitos inimigos, muito mesmo, mais isso não impedia de andar nas ruas. Andavamos com os grunges, era deles que consiguiamos as drogas e passavamos dias nas ruas a anarquizar. Hoje em dia minha correria é trabalho casa.

6 - EXISTE NA CENA ALGUNS PUNKS RADICAIS QUE DETESTAM O PUNK ROCK,VCS JÁ SOFRERAM ALGUMA DESCRIMINAÇÃO POR CAUSA DISSO?

Já sim, no começo da banda, até caso pessoal mesmo. Como falei dos anarcospunx do Recife, muito eram nossos amigos daí existia uma certa tolerância por partes, mais sempre vinha um com uma lição demoral, que muitas vezes era ignorada. Eu já vivia vivenciado o movimento punk antes e isso era chato ficar levando sermões, só pelo pacthe de umabanda ou até mesmo um all star surrado e aberto em baixo, já era motivo de se for fun, isso era e é muito chato de ouvir. Até os raw punx não toleravam neguinho de moicano ou de punk mesmo. Descrinadostambém por tocar músicas do Garotos, até Ramones. Até mesmo com baianos, não somos bem recebidos por lá. Já teve de tudo, impossivel de ficar lembrando, quem vive no movimento punk atuando sabe como que é.No show do Cólera mesmo, tinha de tudo até um franzino de oi lá, e os anarcos, mais não deu em nada, ainda bem que o pessoal no recife é pacifista!

7 - QUAL É A FORMAÇÃO ATUAL DO EL TOUCHE 77?

EU jOrge na guitarra e voz, cabelinho no baixo e cabeça na bateria. De vez em quando alguém canta para nós!

8 - A DISCOGRAFIA DA BANDA.

2005 - demo tape - "nossas vidas é anarquizar"2006 - demo cd-r - "como antigamente"2009 - coletânea - "punk all punk vol. 01"2009 - split cd-r - "el touche 77 X Consciência Suburbana"

9 - ALGUM LINK QUE VC CONSIDERE ÚTIL PARA ALGUÉM?

http://www.acintosorecords.blogspot.com/ nosso amigo Karioka

http://rs25l3.rapidshare.com/ para upar cds na net

http://magazine77.blogspot.com/ vocês

http://alagoasundergroundmusik.blogspot.com/ meus amigos do grindcore

http://www.punk77.co.uk/punkhistory/vortex_gigs2.htm a história do Vortex

http://factor-zero.blogspot.com/ primeiro mano a fazer zines no Brasil

www.tvpunk.blogspot.com/ meu blog

10 - DEIXE AQUI SEUS CONTATOS.

email e msn:punkamagherssy@hotmail.comokurt: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=15337154

11 - ESSE ESPAÇO FICA PARA UM MENSAGEM TUA...VALEU DEMAIS PELO APOIO AÊ.SAÚDE E PAZ!!!

Bom primeiramente obrigado ao blog pela divulgação do nosso trabalho. Fico muito feliz por isso, saber que sempretem alguém fazendo algo pelo underground. A todos que leram a entrevista, todos os excluídos, mendigos, amo todos vocês.A todos os anarquistas, todos que estão na resistência de alguma forma. A todos que lutam pelo Nordeste independente. Amigos antimilitaristas. A galera que sempre vai aonde o el touche 77estar e as nossas vidas tão humildes. Bandas amigas, estado de defesa, saga, club, Irônika, Cama de Jornal, 88 Não!, repressão social, no clear, corroídos pelo odio, mad groups, entre outras.Fica aí o recado, lembrando que a coletânea punk alll punk vol 01 tá pegando fogo! Fui! Abraços Libertários e resistência!
JORGE AFONSO

0 comentários: